Sobre a Revista

A Compendium: Journal of Comparative Studies | Revista de Estudos Comparatistas é uma revista académica digital de acesso livre, com arbitragem científica anónima por pares, que tem como objectivo fomentar a publicação de investigação inédita e representativa da diversidade de expressões no campo interdisciplinar dos Estudos Comparatistas.

Afirmando-se como plataforma internacional e multilingue, a Compendium acolhe abordagens múltiplas no seio das Humanidades, da Literatura Comparada e da Literatura-Mundo aos Estudos de Cinema, Arte e Cultura, oferecendo a académicos, investigadores e estudantes uma oportunidade de disponibilização e disseminação do seu trabalho junto de um público diverso de colegas, estudiosos e leitores não-especializados. 

Mantendo-se a par das tendências críticas da actualidade, a Compendium procura também desenvolver uma articulação permanente e uma relação (auto)crítica com a história e os desenvolvimentos da Literatura Comparada e dos Estudos Comparatistas.


PERIODICIDADE

A Compendium é uma revista semestral, publicando dois números por ano.


SECÇÕES E POLÍTICA EDITORIAL

A Compendium é composta pelas seguintes secções: Artigos; Varia; Recensões; Entrevistas, Traduções. Cada número da Compendium apresenta uma proposta temática para a Secção de Artigos.


POLÍTICAS DE ACESSO LIVRE

A Compendium oferece aos leitores acesso livre e imediato ao seu conteúdo e não cobra aos autores nenhuma taxa de publicação, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente os resultados da investigação científica promove a  democratização do conhecimento.

Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Compendium em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos.

Os artigos estão licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.


 
DIRECTRIZES ÉTICAS DE PUBLICAÇÃO E POLÍTICA ANTI-PLÁGIO

A revista Compendium tem o compromisso de se manter alinhada com as recomendações de ética em publicação para autores, editores e avaliadores do Committee on Publication Ethics – COPE.

Em casos de suspeita de infracções éticas, quaisquer membros da comunidade académica (autores, leitores, revisores, avaliadores, editores, membros do conselho editorial), ou do público em geral, podem comunicar com os editores através do e-mail compendium.cecomp@gmail.com.

Entre as infracções éticas previstas incluem-se a publicação duplicada, o plágio, a fabricação de dados, conflitos de interesse não mencionados, apropriação indevida de ideias ou dados, e outras questões éticas relacionadas com a investigação (por exemplo, no caso de estudos que envolvem dados pessoais).

Os editores seguirão os protocolos indicados pelo Committee on Publication Ethics, para investigar e solucionar estas questões.

Todos os textos recebidos para avaliação serão analisados para a detecção de possíveis plágios mediante a utilização de programa informático especializado. A reutilização parcial de materiais ou textos próprios previamente publicados deverá ser sempre comunicada aos editores da revista, assim como indicada e devidamente referenciada no texto.