Moscow Out of Time
Varvara Stepanova and the Soviet Photobook in 1932
DOI:
https://doi.org/10.51427/com.jcs.2022.0020Palavras-chave:
El Lissitzky, construtivismo, realismo socialista, temporalidade, transiçãoResumo
A artista russa Varvara Stepanova (1894-1958) é hoje mais conhecida pelos seus contributos radicais para o Construtivismo e o Produtivismo no início da década de 1920. O trabalho de design da sua carreira posterior — especialmente após a ratificação do Realismo Socialista na União Soviética em 1934 — foi menos minuciosamente examinado. Um destes projectos de designnegligenciados é um álbum de 1932 intitulado Ot Moskvy kupecheskoi k Moskve sotsialisticheskoi. O álbum consiste num arquivo de papel contendo vinte e duas folhas soltas; cada folha exibe um excerto de um discurso sobre a reconstrução socialista de Moscovo feito pelo oficial do Partido Comunista Lazar Kaganovich (1893-1991) e um conjunto de fotografias relacionadas.
Este ensaio analisa de perto o texto, as fotografias e o design do álbum a partir das teorizações vanguardistas sobre design de livros desenvolvidas pelo artista russo El Lissitzky (1890-1941). Atentando nos arranjos subtis de palavras e imagens, bem como no formato singular do álbum, podemos imaginar como Stepanova pode ter respondido aos apelos de Lissitzky para reinventar o livro impresso, expandindo a sua potência espacial, material e temporal. Visto sob esta perspectiva, o álbum não é nem um remanescente tardio do Construtivismo, nem um presságio dos iminentes terror de estado e controlo estético total, mas sim um produto do seu tempo: o último ano do primeiro Plano Quinquenal (1928-32). O álbum encarna assim um intenso momento de transição tanto na carreira da própria artista quanto na arte e na cultura soviéticas entendidas de forma mais ampla.
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