Interview with Daniel Alves (Digital Humanities Lab, NOVA University of Lisbon)
DOI:
https://doi.org/10.51427/com.jcs.2022.0034Keywords:
Digital Humanities, GIS, Multilingualism, Digital teaching, Programming HistorianAbstract
Daniel Alves é Professor Auxiliar no Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, e investigador do Instituto de História Contemporânea. É, também, o coordenador do Laboratório de Humanidades Digitais, sem dúvida um dos centros de referência das HD em Portugal. Nesta Faculdade organizou-se, em 2015, a primeira e, até a data, última conferência de Humanidades Digitais em Portugal.
Na sua longa relação com as HD, o professor Daniel Alves especializou-se na área dos SIG históricos, com diversos projetos de cartografia digital tal como o Atlas das paisagens literárias de Portugal continental; ainda nesta área, co-organizou a conferência internacional Spatial Humanities 2022. É consultor da infraestrutura ROSSIO, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, para a recuperação e difusão do património artístico e cultural português. É, ainda, o coordenador da plataforma formativa Programming Historian em Português, e editor da International Journal of Humanities and Arts Computing.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Santiago Pérez Isasi
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Compendium embraces online publishing and open access to all issues. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.