Práticas Pedagógicas para De(s)colonizar o Atlântico

Uma Pesquisa com Professores Brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51427/com.jcs.2024.05.0004

Palavras-chave:

descolonialidade, pedagogia decolonial, educação, literatura, Atlântico pós-colonial, ressignificação

Resumo

Este artigo explora a aplicação da abordagem decolonial nas práticas pedagógicas de professores brasileiros, com um foco especial nas complexidades do Atlântico Pós-colonial. A estratégia pedagógica proposta enfatiza a busca por interpretações simbólicas, estimulando a reflexão e a construção do saber dentro de um contexto educacional marcado pela diversidade cultural. Ao adotar uma abordagem interdisciplinar e crítica no ensino de Língua e Literatura, este estudo desafia as narrativas eurocêntricas, incentivando uma compreensão mais ampla sobre os impactos da colonização. O papel do professor como agente de transformação é crucial, destacando a importância da ressignificação de narrativas históricas em prol de uma pedagogia decolonial efetiva no Brasil.

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Biografia Autor

Eduardo Russell, PUC-Rio, Brasil

Eduardo Russell é doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na PUC-RJ, investigando as práticas insurgentes/decoloniais no ensino de Literaturas na Educação Básica brasileira. Realizou estágio doutoral na Universidade do Porto e no Instituto Paulo Freire Portugal (2022), realizando conexões entre as obras freireanas e o movimento decolonial latino-americano. Integra os Grupos PROFEX e GEFOCC, na PUC – Rio, pesquisando Formação de Professores e Currículo. É mestre em Estudos de Literaturas, com ênfase em Literaturas Portuguesa e Africanas de Língua Portuguesa, pela UFF (2017). É graduado em Letras – Português/Literaturas pela UFRJ (2014). É professor da Escola Parque – Gávea há nove anos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Decolonialidade, Poesia, Modernidade, Pós-Modernidade, Lusofonia e Ensino de Língua e Literaturas.

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Publicado

2024-06-28

Como Citar

Russell, Eduardo. 2024. «Práticas Pedagógicas Para De(s)colonizar O Atlântico: Uma Pesquisa Com Professores Brasileiros». Compendium: Journal of Comparative Studies | Revista De Estudos Comparatistas, n. 5 (Junho). Lisboa, Portugal:45–63. https://doi.org/10.51427/com.jcs.2024.05.0004.

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