Sobre a Revista

A Compendium: Journal of Comparative Studies | Revista de Estudos Comparatistas é uma revista académica digital de acesso livre, com arbitragem científica por pares, anónima, que tem como objectivo fomentar a publicação de investigação inédita e representativa da diversidade de expressões no campo interdisciplinar dos Estudos Comparatistas.

Afirmando-se como plataforma internacional e multilingue, a Compendium acolhe abordagens múltiplas no seio das Humanidades, da Literatura Comparada aos Estudos de Cinema, Arte e Cultura, oferecendo a académicos, investigadores e estudantes uma oportunidade de disponibilizar e disseminar o seu trabalho junto de colegas e estudiosos, bem como do público em geral. 

Mantendo-se a par das tendências críticas da actualidade, a Compendium procura também desenvolver uma articulação permanente e uma relação (auto)crítica com a história e os desenvolvimentos da Literatura Comparada e dos Estudos Comparatistas.


PERIODICIDADE

A Compendium é uma revista semestral, editando dois números por ano. As duas edições anuais são publicadas em Junho e Dezembro.


SECÇÕES E POLÍTICA EDITORIAL

A Compendium é composta pelas seguintes secções: Artigos, Recensões, Entrevistas, Traduções. Cada número da Compendium apresenta uma proposta temática para a Secção de Artigos.


POLÍTICAS DE ACESSO LIVRE

Esta é uma revista publicada em acesso livre, o que significa que todos os conteúdos são disponibilizados sem custos para o utilizador ou para a sua instituição. Os utilizadores podem ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar e criar hiperligações para os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro fim permitido por lei, sem necessidade de autorização prévia dos editores ou do(s) autor(es).

A Compendium oferece aos leitores acesso livre e imediato ao seu conteúdo e não cobra aos autores nenhuma taxa de publicação, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente os resultados da investigação científica promove a  democratização do conhecimento.

Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Compendium em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos.

Todos os conteúdos da revista são abrangidos pela Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0, que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação original.

 

ARQUIVAMENTO E PRESERVAÇÃO

A Compendium foi incluída na PKP Preservation Network (PKP PN), que utiliza o Programa LOCKSS para a preservação digital de revistas em OJS. O Programa LOCKSS oferece acesso imediato e perpétuo aos conteúdos, bem como a sua preservação na versão original e autenticada. Assim, na eventualidade de a revista ser descontinuada ou ficar offline, é garantido o acesso futuro a todos os números e artigos.




DIRECTRIZES ÉTICAS DE PUBLICAÇÃO E POLÍTICA EDITORIAL

A revista Compendium tem o compromisso de se manter alinhada com as recomendações de ética em publicação para autores, editores e avaliadores do Committee on Publication Ethics – COPE.

Em casos de suspeita de infracções éticas, quaisquer membros da comunidade académica (autores, leitores, revisores, avaliadores, editores, membros do conselho editorial), ou do público em geral, podem comunicar com os editores através do e-mail compendium@letras.ulisboa.pt.

Entre as infracções éticas e possibilidades de má conduta incluem-se a publicação duplicada, o plágio, a fabricação de dados, conflitos de interesse não mencionados, apropriação indevida de ideias ou dados, e outras questões éticas relacionadas com a investigação (por exemplo, no caso de estudos que envolvem dados pessoais).

Os editores seguirão os protocolos indicados pelo Committee on Publication Ethics, para investigar e solucionar estas questões.

Todos os textos recebidos para avaliação serão analisados para a detecção de possíveis plágios mediante a utilização de programa informático especializado. A reutilização parcial de materiais ou textos próprios previamente publicados deverá ser sempre comunicada aos editores da revista, assim como indicada e devidamente referenciada no texto.