Entrevista com Daniel Alves (Laboratório de Humanidades Digitais, Universidade Nova de Lisboa)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51427/com.jcs.2022.0034

Palavras-chave:

Humanidades Digitais, Multilinguismo, Ensino digital, Programming Historian, SIG

Resumo

Daniel Alves é Professor Auxiliar no Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, e investigador do Instituto de História Contemporânea. É, também, o coordenador do Laboratório de Humanidades Digitais, sem dúvida um dos centros de referência das HD em Portugal. Nesta Faculdade organizou-se, em 2015, a primeira e, até a data, última conferência de Humanidades Digitais em Portugal.

Na sua longa relação com as HD, o professor Daniel Alves especializou-se na área dos SIG históricos, com diversos projetos de cartografia digital tal como o Atlas das paisagens literárias de Portugal continental; ainda nesta área, co-organizou a conferência internacional Spatial Humanities 2022. É consultor da infraestrutura ROSSIO, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, para a recuperação e difusão do património artístico e cultural português. É, ainda, o coordenador da plataforma formativa Programming Historian em Português, e editor da International Journal of Humanities and Arts Computing.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Santiago Pérez Isasi, Centro de Estudos Comparatistas, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa

Santiago Pérez Isasi é Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e investigador do Centro de Estudos Comparatistas dessa mesma Faculdade, no qual é responsável pela Iniciativa CEComp-Humanidades Digitais. As suas áreas de investigação principais são os Estudos Ibéricos, a historiografia literária e as Humanidades Digitais. Foi entre 2018 e 2020 o IP do projeto Mapa Digital das Relações Literárias Ibéricas (1870-1930), e co-dirige o projeto IStReS – Iberian Studies Reference Site, junto com Esther Gimeno Ugalde, com quem também co-edita a International Journal of Iberian Studies.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Pérez Isasi, Santiago. 2023. «Entrevista Com Daniel Alves (Laboratório De Humanidades Digitais, Universidade Nova De Lisboa)». Compendium: Journal of Comparative Studies | Revista De Estudos Comparatistas, n. 3 (Junho). Lisboa, Portugal:107-13. https://doi.org/10.51427/com.jcs.2022.0034.

Artigos Similares

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.