Expropriating the Canon

On Kathy Acker’s Plagiaristic Poetics

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51427/com.jcs.2023.0003

Palavras-chave:

Kathy Acker, expropriação textual, intertextualidade, citacionalidade, plágio, literatura experimental

Resumo

Este artigo traça algumas das estratégias composicionais chave em uso na obra da autora experimental estado-unidense Kathy Acker (1947–1997). Estas incluem citações, pseudo-citações, traduções, pseudo-traduções, a ventriloquização de outras assinaturas autorais, ou mesmo a figuração de outros autores nas ficções narrativas de Acker. Dada a sua composição plurívoca, multidimensional e palimpséstica, Blood and Guts in High School (1984) constitui um exemplo persuasivo da eficácia poética e política destes actos intencionais de transgressão textual. Conceptualmente motivados, tais atos atestam a uma crítica programática à autoridade forçosa da tradição ocidental, e da literatura ocidental em particular (enquanto história e enquanto instituição). Através da leitura de episódios seleccionados da obra de Acker, com particular ênfase no romance Blood and Guts in High School, este artigo tenta expor a importância da expropriação textual para as invectivas contínuas de Acker contra os ideais regulatórios que definem o romance contemporâneo e contra os princípios subjacentes à legitimação da autoria e da criatividade literárias.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Honório, Salomé. 2023. «Expropriating the Canon: On Kathy Acker’s Plagiaristic Poetics». Compendium: Journal of Comparative Studies | Revista De Estudos Comparatistas, n. 4 (Dezembro). Lisboa, Portugal:11-30. https://doi.org/10.51427/com.jcs.2023.0003.

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