Expropriating the Canon

On Kathy Acker’s Plagiaristic Poetics

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51427/com.jcs.2023.0003

Palavras-chave:

Kathy Acker, expropriação textual, intertextualidade, citacionalidade, plágio, literatura experimental

Resumo

Este artigo traça algumas das estratégias composicionais chave em uso na obra da autora experimental estado-unidense Kathy Acker (1947–1997). Estas incluem citações, pseudo-citações, traduções, pseudo-traduções, a ventriloquização de outras assinaturas autorais, ou mesmo a figuração de outros autores nas ficções narrativas de Acker. Dada a sua composição plurívoca, multidimensional e palimpséstica, Blood and Guts in High School (1984) constitui um exemplo persuasivo da eficácia poética e política destes actos intencionais de transgressão textual. Conceptualmente motivados, tais atos atestam a uma crítica programática à autoridade forçosa da tradição ocidental, e da literatura ocidental em particular (enquanto história e enquanto instituição). Através da leitura de episódios seleccionados da obra de Acker, com particular ênfase no romance Blood and Guts in High School, este artigo tenta expor a importância da expropriação textual para as invectivas contínuas de Acker contra os ideais regulatórios que definem o romance contemporâneo e contra os princípios subjacentes à legitimação da autoria e da criatividade literárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACKER, Kathy (1982). Great Expectations. Grove Press.

ACKER, Kathy (1982). Hello, I’m Erica Jong. Contact II Editions.

ACKER, Kathy (1984). Blood and Guts in High School. Grove Press.

ACKER, Kathy (1986). Don Quixote. Grove Press.

ACKER, Kathy (1990). “Dead Doll Humility.” Postmodern Culture: A Journal of Interdisciplinary Thought on Contemporary Cultures, vol. 1, no. 1 (Sept.). https://www.pomoculture.org/2013/09/26/dead-doll-humility/

ACKER, Kathy (1997). Bodies of Work. Serpent’s Tail.

ACKER, Kathy, and Ellen G. FRIEDMAN (1989). “A Conversation with Kathy Acker by Ellen G. Friedman.” The Review of Contemporary Fiction, vol. 9, pp. 12–22.

BLOOM, Harold (1973). The Anxiety of Influence: A Theory of Poetry. Oxford University Press.

BURROUGHS, William S., and Brion GYSIN (1978). The Third Mind. Viking Press.

CARSON, Anne (2002). If Not, Winter: Fragments of Sappho. Vintage Books.

CÉLINE, Louis-Ferdinand (1932). Voyage au bout de la nuit. Denoël et Steel.

CHOUKRI, Mohamed (1973). Jean Genet in Tangier. Translated by Paul Bowles. The Echo Press.

COLBY, Georgina (2016). Kathy Acker: Writing the Impossible. Edinburgh University Press.

GENET, Jean (1943). Notre-Dame-des-Fleurs. Éditions Gallimard.

GENET, Jean (1949). Journal du vouleur. Éditions Gallimard.

GENET, Jean (1964). A Thief’s Journal. Translated by Bernard Frechtman. Grove Press.

GUATTARI, Félix (2009). “I Am an Idea–Thief.” Soft Subversions: Texts and Interviews, 1977–1985, edited by Sylvère Lottringer, translated by Chet Wiener and Emily Wittman. Semiotext(e), pp. 22–33.

HUME, Kathryn (2001). “Voice in Kathy Acker’s Fiction.” Contemporary Literature, vol. 42, no. 3 (Autumn), pp. 485–513.

MCAFFERY, Larry, and Kathy ACKER (1991). “An Interview with Kathy Acker.” Mississippi Review, vol. 20, no. 1/2, pp. 83–97.

MILKS, Megan (2009). “Janey and Genet in Tangier: Power Plagiarism in Kathy Acker’s Blood and Guts in High School.” Kathy Acker and Transnationalism, edited by Polica Mackay and Kathryn Nicol. Cambridge Scholars Publishing, pp. 91–114.

MUNÕZ, José Esteban (1999). Disidentifications: Queers of Color and the Performance of Politics. University of Minnesota Press.

MUTH, Katie R. “Postmodern Fiction as Poststructuralist Theory: Kathy Acker’s Blood and Guts in High School.” Narrative, vol. 19, no. 1 (Jan.), pp. 91–114.

ROBINSON, Edward S. (2011). “Kathy Acker: Plagiarism and Adaptation — From Cut-Up to Cut-and-Paste.” Shift Linguals. Postmodern Studies, 46. Brill, pp. 151–197.

SARTRE, Jean-Paul (1952). Saint Genet, comédien et martyr. Éditions Gallimard.

VECHINSKI, Matthew James (2013). “Kathy Acker as Conceptual Artist: In Memoriam to Identity and ‘Working Past Failure’.” Style, vol. 47, no. 4, pp. 525–542.

WARK, McKenzie (2021). Philosophy for Spiders: On the Low Theory of Kathy Acker. Duke University Press.

WASDIN, Katherine (2017). “The Undead Past in Kathy Acker’s Blood and Guts in High School.” Classical Receptions Journal, vol. 9, no. 2 (Apr.), pp. 268–286.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Honório, Salomé. 2023. «Expropriating the Canon: On Kathy Acker’s Plagiaristic Poetics». Compendium: Journal of Comparative Studies | Revista De Estudos Comparatistas, n. 4 (Dezembro). Lisboa, Portugal:11-30. https://doi.org/10.51427/com.jcs.2023.0003.

Artigos Similares

1 2 3 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.