Photo-Textual Relationships in Early Photobook Making
[Re]tracing the Roots of Photobook Syntax
DOI:
https://doi.org/10.51427/com.jcs.2022.0019Palavras-chave:
livro de fotografia, intersemiose, multimodalidade, paravisual, paratextual, narrativa foto-textualResumo
Este artigo propõe analisar a interacção entre matéria textual e imagens fotográficas na prática do livro de fotografia oitocentista, avaliando a forma como estes elementos interagiram em vários livros produzidos durante esse período inicial da história do livro de fotografia. Essa investigação expõe uma dualidade em que a relação entre texto e imagem fotográfica é, em alguns casos, harmoniosa e noutros divergente, uma dicotomia inesperada que coloca em causa percepções académicas instituídas onde a imagem fotográfica é descrita como sendo exclusivamente secundária em relação ao texto ou que, por outro lado, propõe a primazia absoluta das imagens no contexto da construção do livro fotográfico. Na sua segunda parte, o artigo analisa a forma como essas diferentes relações intersemióticas não sustentaram de imediato o tipo de narrativa fototextual que este artigo atribui ao “photobookwork” [livro-obra fotográfico], um tipo de livro de fotografia caracterizado por uma narrativa supra-segmental, estratificada e relacional predominantemente sustentada por um discurso multimodal que percorre a totalidade do livro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 José Neves
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
A Compendium oferece acesso aberto integral a todos os números. Os autores mantêm a posse do copyright e concedem à revista o direito de fazer a primeira publicação do seu trabalho nos termos de uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite a terceiros partilharem o trabalho com a condição de atribuição de autoria e de referência à publicação inicial nesta revista.